terça-feira, 18 de setembro de 2012

Amizades



Amigo CONSELHEIRO

Vive lhe dando conselhos, mesmo que você não peça.

Amigo ANTIGO

Para ser preservado.

Amigo NOVO

Para ser conquistador.

Amigo SÁBIO

sabe quando falar e quando calar.

Amigo EXPERIENTE

Sempre sabe como fazer as coisas.

Amigo ANUAL

Você encontra uma vez por ano, e nota que o tempo não acabou com o sentimento de amizade...

Amigo MÃE

Sempre pronto a dar um colinho.

AMIGA DE VERDADE

Ela entra num conflito muito grande entre contar ou não contar o que sabe. Tudo vai depender de como ela vai avaliar os riscos de contar ou não e quais seriam as perdas e ganhos de relatar este fato.

Ganhos: Estreitar ainda mais os laços de amizade devido a sua sinceridade

Perdas: Perder a amizade de uma vez por todas ou então manter depois uma amizade diferente daquela que ela tinha antes do fato relatado.  

E como saber se ela ganha ou perde com sua sinceridade?

Avaliando as possíveis reações de sua amiga ao receber a notícia que podem variar do descrédito total até acreditar piamente no relato; além disso ela pode considerar a notícia como uma simples intriga provavelmente por pura inveja do "lindo relacionamento que ela tem", pode até pensar que a delatora está a fim do seu marido, criando um clima de desconfiança inicial que, no decorrer do tempo, pode levar à separação ou mesmo supor que a amiga não "está bem da cabeça" ou que está relatando o fato porque não tem sequer um namorado... Mas se ela não acreditar na amiga e pensar alguma destas coisas, certamente ela não é uma amiga de verdade, é uma amiga de "fachada", a famosa “amiga da onça”.


"AMIGA DA ONÇA"

Se ela  for uma "amiga da onça", aquela amiga invejosa mesmo, que tem por objetivo "ver o circo pegar fogo", essa não terá conflitos em relatar o que sabe, exatamente porque vai ter prazer em ver a reação de sofrimento da amiga ao saber do fato. 

Não podemos nos esquecer da reação de uma pessoa que se descobre sendo traída pela pessoa amada: pode ser de revolta ("como ele pode ter feito uma coisa dessas comigo?"), de descrédito ("eu não acredito que ele possa ter feito isso comigo"), de considerar-se culpada pela traição ("eu devo ter errado em alguma coisa") e até de raiva da pessoa que contou e que, com isso, desfez o seu castelo de sonhos de um relacionamento "perfeito".

Nenhum comentário:

Postar um comentário